No dia de comemoração da independência do Brasil, os desfiles e festejos se espalharam pelo estado do Paraná, o deputado Elio Rusch que estava na região oeste acompanhou o desfile cívico realizado em Marechal Cândido Rondon, onde escolas, colégios clubes de serviço e outras organizações participaram das comemorações do dia 7 de setembro.

Na sexta-feira, Rusch acompanhou o chefe da Casa Cívil, Valdir Rossoni, em visita aos municípios de Guaíra e Mercedes, onde anunciaram recursos do governo Beto Richa para investimentos em saúde e infraestrutura.

Um final de semana de festa no oeste paranaense com celebrações de emancipação e feiras em vários municípios. Rusch participou da abertura da Expomil, exposição realizada em Missal. Prestigiou a abertura e a feira da Expoterra, em Terra Roxa. Ainda participou da cerimônia de abertura, do café colonial, do desfile e do almoço festivo no município de Quatro Pontes, que comemorou 25 anos, e em Tupãssi, esteve no show que encerrou as festividades dos 34 anos de emancipação do município.