DECRETA:
Art. 1º Fica concedido o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao Sr. Cristian Fray.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publi­cação.

JUSTIFICATIVA:

A Renault tem se destacado não só como empresa que escolheu o Paraná como área de desenvolvimento do Parque Industrial, mas principalmente por integrar sua equipe a sociedade local em convívio a interação social.

Propostas inovadoras como além de proteger a área verde de milhões de m2 de sua unidade industrial em Unidade de Conservação como RPPN, em parceria com o Município de São José dos Pinhais, demonstram exemplo de responsabilidade socioambiental.

Tal relação, deve também demonstrar que o povo do Paraná reconhece e retribui a relação de amizade e de convívio com os principais Diretores franceses da Renault, com o título de cidadania, homenageado. Desta forma os milhares de empregado e empresas coligadas, bem como os que longe do Brasil, na França, mantém o interesse vivo pelo Estado do Paraná e pelo Brasil.

Com a cidadania ao seu Presidente e Vice-Presi­dente, transmitimos a mensagem de reconhecimento e de interesse do Paraná em que os povos do Brasil e França não só constituem a terem interesses comerciais, mas sim laços permanentes da amizade e relações pessoais.

O homenageado nominado no projeto de lei em tela, o Sr. Cristian Fray, é o atual Vice-Presidente da Renault no Brasil, e tem um brilhante e respeitável curri­culum vitae, que muito honra o Estado do Paraná, motivo pelo qual faz jus ao título ora prestado.

Cristian Fray tem nacionalidade francesa, é casado, e, com seus 52 anos de vida ostenta a formação acadêmica de master em matemática – estudos aprofunda­dos e optimal control, pelo Universidade Paris-Dauphine, no ano de 1982. Além de seu idioma original, Fray possui a língua inglesa avançada, com espanhol e português básicos.

Como experiência profissional, vasta e honrosa, Cristian Fray traçou o seguinte caminho:

  • 1979 a 1981 – Coordenador de Pesquisa na Dire­ção Geral de Pesquisa Científica e Técnica: Renault – DGRST – França.
  • 1981 a 1985 – Engenheiro de Estudos na Direção Discos Periféricos: Renault – Lês Clayes Sous Bois, 78 – Paris – França. Com a colaboração de dois técnicos supe­riores, realizou a implantação de um sistema numérico do posicionamento de escritura/leitura em uma unidade – memória para disco magnético de alta densidade.
  • 1985 a 1989 – Engenheiros de Pesquisa na Dire­ção da Pesquisa: Renault – Rueli – Malmaison, 92 – France. Desenvolveu e implementou um plano de pes­quisa em economia industrial com outros grupos euro­peus, assim como a gestão da performance econômica sobre a base de indicadores físicos (Cost Management System).
  • 1989 a 1995 – Chefe do Serviço de controle de investimento das fábricas de carroceria-montagem e dos projetos veículos a Direção de controle de investimentos. Renault – Boulogne Billancourt, 92 – França.
  • 1996 a 1999 – Chefe do Departamento de con­trole de gestão da direção engenharia veículos. Renault – Guyancourt, 78 – França.
  • 1999 – Diretor Financeiro de RECSA – Renault Espana Commercial S/A. Renault – Madri – Espanha.
  • 1999 a 2005 – Gerente Geral “Projeto Profitabi­lity Controller”. Nissan – Tóquio – Japão.
  • 2006 – Vice-Presidência e Diretor-Financeiro da Renault do Brasil e Diretor do Controle de Gestão da Região das Américas. Renault – São José dos Pinhais/PR – Brasil.

Ainda, Cristian Fray foi professor associado da ESSEC, Departamento Controle de Gestão de 1992 a 1998, e é co-autor de três obras: ECOSIP 1, ECOSIP 2 e Gestão de Projetos nas Edições econômicas (1993-1996), além de ser autor de diversos artigos relacionados a ges­tão da performance econômica nas empresas.

Portanto, nobres Pares, não só com escopo de homenagear o brilhante empresário que muito honra o território paranaense pelo seu exemplar trabalho, mas sim com objetivo de valorizar esse tipo de parceria e irman­dade com a nação francesa pela aposta que fez no Paraná ao aqui implantar sua vultuosa empresa que é a Renault.