PROJETO DE LEI N° 648/2009
CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ AO SENHOR RICARDO SILVIO CHAPLA.
DECRETA:
Art. 1° Fica concedido o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao Sr. Ricardo Silvio Chapla.
Art. 2° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA:
O cooperativismo brasileiro é uma organização especial e tem provado sucessivamente a sua força na sociedade de mercado.
Em nosso Estado é um caso de organização de sucesso de R$ 22 bilhões anuais e é o mais representativo do País. Hoje 55% do PIB do Paraná provem de suas cooperativas que envolve cerca de 20% da população.
O Cooperativismo é um catalisador de negócios e desenvolvimento, e, ao mesmo tempo é capaz de superar elevados índices de desemprego, com a facilidade de gerar novas oportunidades de trabalho, bem como na promoção social de todas as formas.
Não restam dúvidas que as cooperativas paranaenses estão na vanguarda nacional não é obra do acaso, mas sim resultado inegável de seus dirigentes.
Exemplo de bravos que sabem lançar a semente em terra fértil, convictos que a árvore não tarda e frutificará.
É essa certeza de nossos dirigentes que deu ao Paraná a primazia do cooperativismo nacional. São homens idealistas que motivam a impulsionam vontades de construir e crescer, de fazer um mundo melhor. Homens cujas vidas marcam no tempo o fulgor de suas coragens, obstinações, acertos, sujeitando-se avalizar com seus próprios bens os créditos buscados por suas cooperativas. São homens talhados para a grandeza, exemplos a serem seguidos pelas gerações futuras.
Os nossos dirigentes cooperativistas são homens honrados e merecem ser reconhecidos pela sociedade pelos seus elevados feitos de bem para o nosso Estado e para o nosso País.
Permito-me uma vez mais, com todo o critério e cuidado que a iniciativa requer, sugerir a esta nobre Casa Legislativa para homenagear mais um dirigente cooperativista deste Estado para receber o título de Cidadão Honorário do Paraná.
Trata-se do Sr. Ricardo Silvio Chapla, atual diretor presidente da Cooperativa Agroindustrial COPAGRIL, da cidade de Marechal Cândido Rondon. Com a outorga desta cidadania, o povo do Paraná reconhece e retribui a esse líder cooperativista pelo muito que já fez por este Estado por sua brilhante atuação junto à organização que preside, motivado pelo qual faz jus ao título ora propostos.
Ricardo Silvio Chapla nasceu em 03/07/55 na Cidade de Santa Rosa/RS, filho de João Chapla e Cecília Chapla. É casado com Elenir Wonsoski Chapla e pai de duas filhas: Francine Aline e Bruna Luana Chapla.
Em 1965, quando tinha 10 anos de idade, os pais vieram de mudança para Marechal Cândido Rondon, onde residem até hoje.
Iniciou o trabalho com seus pais desde os 10 anos de idade sempre na agricultura e pecuária. Participou intensivamente no início da mecanização agrícola na região oeste do Paraná, e com a vinda do projeto da conservação do solo, participou, por meses, de forma voluntária, para o sucesso do programa na localidade onde residia.
Participou como líder na juventude rural como primeiro presidente do Clube 4-S da Linha Palmital, hoje Clube dos Jovens Cooperativistas, ocasião em que deu continuidade ao trabalho de grande importância da conservação de solos, sempre de forma voluntária.
Em 1980 foi convidado pelo Banco Itaú para trabalhar na agência de Marechal Cândido Rondon, onde permaneceu por este anos. Após, retornando à lide agropecuária, assumiu a presidência da Associação dos Jovens Cooperativistas (ACJC), entidade ligada à cooperativa agro-industrial COPAGRIL.
Em 1988 foi convidado e eleito diretor executivo da Cooperativa de Crédito Rural (CREDILAGO), hoje SICRED Costa Oeste, na qual teve a incumbência de estruturar a organização, no qual, à época em que assumiu, essa cooperativa possuía pouco mais de 100 associados. Com seu brilhante trabalho, após dois anos sua direção, chegou a mais de 2 mil cooperados.
Depois de permanecer seis anos na direção executiva da CREDILAGO, foi convidado a integrar a diretoria da COPAGRIL, sendo eleito para o cargo de diretor secretário por um período de 6 anos. Na sequência, seu nome foi indicado, no ano de 2000, para cargo de diretor presidente da cooperativa, e eleito, ocupa o cargo até hoje.
À época em que assumiu a presidência, a COPAGRIL se encontrava em situação difícil, dada a conjuntura econômica. Contudo, com sua habilidade, juntamente com o apoio de seus companheiros de diretoria, em pouco tempo recolocou essa cooperativa entre as maiores do Estado. Hoje a entidade gera em torno de 6 mil empregos diretos e indiretos, sendo a maior empresa empregadora do Município de Marechal Cândido Rondon, bem como geradora do maior percentual de renda tributária de vários Municípios da região.
Atingindo a estabilidade, partiu para o ousado projeto de implantar um abatedouro de aves na Cidade de Marechal Cândido Rondon. Inicialmente, quase ninguém acreditou no êxito desse projeto, encontrando até em companheiros da diretoria esse descrédito mas Ricardo foi obstinado, e levou o projeto adiante. Atualmente o abatedouro é uma realidade, gerando riqueza e promoção social. Até o final de outro, o faturamento de 2009 já alcançava a cifra de quase R$ 159 milhões.
Dedica-se também com especial atenção aos comitês femininos, que reúnem liderança, paralelo às ações sociais promovidas por estes comitês.
Outra iniciativa que está merecendo o nosso homenageado uma atenção peculiar de sua parte, é o projeto social que visa a inclusão social de crianças e adolescentes através do esporte. Hoje são atendidas cerca de 600 meninos e meninas gratuitamente nas escolinhas de futebol, futsal e voleibol via Associação Cultural COPAGRIL. Através dessa iniciativa, é principal intuito de Chapla evitar que menores tenham acesso às drogas e à marginalidade.
Por fim, ilustro a presente proposição com o currículo do homenageado.
- É formado em Estudos Sociais pela UNOESTE, de Presidente Prudente/SP, e Pós-Graduado em Agronegócios pela UFPR.
- É formado em administração pela NBA da Fundação Getúlio Vargas; * Formado pelo FARMACOP (Formação de Dirigentes de Cooperativas);
- Frequentou vários cursos para altos executivos no Brasil e no exterior com destaque na área de agronegócios e práticas de produção agropecuária.
Pelos feitos narrados, clamo aos nobres Pares pelo irrestrito apoiamento e unânime aprovação do presente projeto de lei.