DECRETA:
Art. 1° Fica concedido o título de Cidadão Honorá­rio do Estado do Paraná ao Sr. Jérôme Stoll.
Art. 2° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em 09/03/09.

JUSTIFICATIVA:

A Renault tem se destacado não só como empresa que escolheu o Paraná como área de desenvolvimento do Parque Industrial, mas principalmente por integrar sua equipe a sociedade local em convívio e interação social.

Proposta inovadoras como além de proteger a área verde de milhões de m2 de sua unidade industrial em Unidade de Conservação como RPPN, em parceria com o Município de São José dos Pinhais, demonstram exemplo de responsabilidade socioambiental.

Tal relação, deve também demonstrar que o povo do Paraná reconhece e retribui a relação de amizade e de con­vívio com os principais Diretores Franceses de Renault, com o título de cidadania, homenageado. Desta forma os milhares de empregados e empresas coligadas, bem como os que longe do Brasil, na França, mantém o interesse vivo pelo Estado do Paraná e pelo Brasil.

Com a cidadania ao seu Presidente e Vice-Presi­dente, transmitimos a mensagem de reconhecimento e de interesse do Paraná em que os povos do Brasil e França não só constituem e terem comerciais, mas sim laços per­manente de amizade e relações pessoais.

O homenageado nominado no projeto de lei em tela, o Sr. Jérôme Stoll, é o atual Presidente da Renault no Brasil, e tem um brilhante e respeitável curriculum vitae, que muita honra o Estado do Paraná, motivo pelo qual faz jus ao título ora prestado.

Jérôme Stoll, que tem nacionalidade francesa, é casado, e nascido na cidade de Tunis (Tunísia) na data de 08/03/56. Aos seus 53 anos de idade, o Presidente da Renault do Brasil é graduado pela École Supérieure de Commerce de Paris (ESCP) pelo Centre Perfectionna­mente aux Affaires (CPA). O Executivo no Grupo Renault em 1980, depois de atuar em diferentes áreas, passou para a direção Financeira do Grupo Renault em 1987 e tornou-se Diretor Administrativo e Financeiro da Renault Automação em 1989. Ele foi nomeado Diretor de compras industriais em 1995 e Diretor de Compras de Componentes Mecânicos em 1998.

Jérôme Stoll estava na Presidência da Renault Sam­sung Motors (RSM) desde setembro de 2000, época em que a Renault assumiu o controle da empresas Coreana. Desde 1° de maio, ele assumiu a Presidência da Renault do Brasil e a Direção Geral da Renault MERCOSUL.

Em seu vasto e brilhante histórico profissional, Stoll traçou o seguinte trajeto:

  • Renault V.I – 1980 a 1983 – Tesoureiro.
  • Berliet Nigéria – Diretor Geral.
  • Renault S.A. – 1987 a 1992 Diretor Administra­tivo e Financeiro.
  • Renault S.A. – 1992 a 2000 Diretores de Compras de Componentes Mecânicos.
  • Renault Samsung – 2000 a 2006 – Diretor Geral.
  • Renault do Brasil – maio 2006: Presidente do CEO da Renault do Brasil S/A; Diretor Geral do MER­COSUL; Membro do Comitê de Direção da Renault S/A.

Portanto, nobres Pares, não só com escopo de homenagear o brilhante executivo que muito honra o ter­ritório paranaense pelo seu exemplar trabalho, mas sim com objetivo de valorizar esse tipo de parceria e irman­dade com a nação francesa pela aposta que fez no Paraná ao aqui implantar sua vultosa empresa que é a Renault.

Lei Sancionada N° 16137 de 2009 Publicada no Diário Oficial N° 7998 de 24/06/2009.