Conforme antecipado pelo deputado Elio Rusch (DEM) em agosto, o Governo Beto Richa lançou oficialmente hoje (27) o programa Escola 1000 que irá destinar recursos da ordem de R$ 100 milhões para reformar 1000 escolas em todo o Paraná. A verba destinada a obras civis na infraestrutura da rede escolar, através de reforma e manutenção de escolas da rede estadual de ensino, será administrada diretamente pelas escolas, que receberão os depósitos de até R$ 100 mil já na próxima semana.

Estão programadas obras como revitalização de reboco com pintura de fachadas, salas e muros; conserto de telhados com troca de calhas e beirais; adequação de instalações elétricas, hidráulicas e da rede de esgoto; reforma de banheiros e cozinhas; manutenção de assoalhos e forro do teto com troca de tábuas, restauração e até a instalação de novas coberturas em quadras esportivas. A própria comunidade escolar – estudantes e servidores – definiu as prioridades e elegeu em audiências públicas o que deveria e precisava ser feito em cada unidade, e vai participar ativamente do controle e da aplicação da verba repassada.

“Cada escola tem uma necessidade diferente de obra, seja para ampliação ou manutenção da sua estrutura física. O esforço do Governo Richa é para que toda a rede estadual de ensino seja atendida, com prioridade para as unidades indicadas pelas equipes técnicas da Secretaria de Educação e dos Núcleos Regionais de Educação”, declarou Rusch, que revelou ontem serem 43 escolas do oeste que receberão verbas para reformas nesta primeira etapa do projeto.

PAGAMENTO DAS PROGRESSÕES E PROMOÇÕES DE CARREIRA

O Governador Beto Richa anunciou para os quase mil servidores da educação – diretores de escolas, chefes dos Núcleos Regionais de Educação, professores e alunos presentes à solenidade de lançamento do programa – que o pagamento das progressões e promoções dos professores será feito em janeiro próximo.

O governo também anunciou a inclusão de mais 150 escolas nesta primeira fase do programa, que terá mais 1000 escolas em um segundo momento.