A governadora do Paraná, Cida Borghetti, entregará neste sábado (09/06) os convênios de recursos para a saúde destinados aos municípios da fronteira contemplados pelo Programa Saúde do Viajante. O programa do governo do estado atendia os principais municípios turísticos do litoral, contudo desde 2017, por meio do trabalho do deputado estadual Elio Rusch junto ao governo estadual, foram adicionados na lista os municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Mercedes, Guaíra, Santa Helena e Foz do Iguaçu (os últimos três já incluídos em 2016).

Conforme o deputado Elio Rusch, os recursos totais para os municípios contemplados superam R$ 6 milhões, que serão destinados ao atendimento na área de saúde nestes municípios, que na região de fronteira tem altos custos com pacientes de outras regiões, principalmente do Paraguai.

“Sabemos das dificuldades do setor de saúde, principalmente nestes municípios que por muitas vezes atendem o dobro de pacientes do número de habitantes, pessoas que vem do Paraguai ou Mato grosso do Sul para receber atendimento no Paraná. Pleiteei os recursos junto ao governo estadual e conquistamos essas destinações para colaborar no custeio da saúde nestes municípios”, explicou o deputado Rusch.

“Em 2016, por meio do nosso trabalho foram incluídos Guaíra, Santa Helena, e Foz do Iguaçu, e do mesmo modo, em 2017 também conseguimos incluir os municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Mercedes” revelou Rusch.

O dinheiro é para custeio de serviços de saúde e aquisição de equipamentos. “São avanços importantes que promovem uma resposta mais rápida às demandas da população”, disse a governadora Cida Borghetti.