Três cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná vão ganhar contornos rodoviários para retirar da área urbana o tráfego de veículos pesados. As ordens de serviço serão assinadas pelo governador Beto Richa nas próximas semanas e as obras devem começar ainda no mês de março em Palotina, Marechal Cândido Rondon e Pato Branco.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o planejamento era liberar as três obras já na próxima sexta-feira (2/3), mas por conta de algumas questões técnicas e legais, os documentos serão assinados até o próximo dia 16 de março.

O investimento previsto pelo Governo do Estado para a realização dos três projetos é de aproximadamente R$ 100 milhões. As obras fazem parte de um conjunto de ações para melhoria da trafegabilidade em rodovias estaduais. No início de fevereiro, Richa liberou a construção do contorno de Francisco Beltrão, no valor de R$ 30 milhões.

Três cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná vão ganhar contornos rodoviários para retirar da área urbana o tráfego de veículos pesados. Curitiba, 27/02/18. Foto: Divulgação


PALOTINA – Com extensão de 15,6 quilômetros, o Contorno Leste de Palotina será construído na PR-182, que dá acesso ao município, e vai cruzar a PR-364. Serão investidos R$ 41,8 milhões, com recursos próprios do Estado.

A empresa que realizará os serviços já entregou a documentação ao DER-PR e todas as licenças necessárias para a obra foram obtidas. Falta apenas a assinatura do contrato. No trecho também estão previstas duas pontes – sobre os rios Pioneiro e Santa Fé – com investimento de R$ 5,4 milhões.


MARECHAL CÂNDIDO RONDON – São 6 quilômetros de extensão, que receberão investimento de R$ 19,9 milhões. A obra começa no quilômetro 27 da PR-467, entre Marechal Cândido Rondon e Vila Curvado, a aproximadamente 500 metros da entrada da Coopagril e 550 metros da “Estrada do Lira”, até a BR-163, próximo às futuras instalações do frigorífico Fribrasil.

O principal tráfego é o proveniente da BR-163, com destino à PR-467, sentido Sudoeste do Paraná. Uma das principais reclamações da população é de que o barulho e o mau cheiro das cargas vivas de aves e suínos atrapalham o andamento das aulas nas escolas localizadas próximo à rota dos veículos.

No final de 2017 a obra entrou como contrapartida no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já está definida a vencedora da licitação. Para a emissão da ordem de serviço, ainda falta a contratação da empresa, cujos procedimentos já foram iniciados pelo DER-PR.


PATO BRANCO – Denominado PR-916, o contorno de Pato Branco vai ligar o entroncamento da BR-158 ao entroncamento da PRC-158. O teto da licitação realizada pelo DER-PR era de R$ 34,3 milhões e a melhor proposta foi de R$ 24,6 milhões. A comissão de licitação analisa a documentação de habilitação da empresa vencedora para homologar o resultado e dar a ordem de serviço.

Ainda fazem parte do projeto do contorno uma ponte sobre o Rio Ligeiro e um viaduto na estaca 32, que estão sendo licitadas separadamente. As propostas de preços foram abertas, com as melhores ofertas, respectivamente, de R$ 1,9 milhão e R$ 1,8 milhão. Ainda será marcada a data de abertura de habilitação da documentação das empresas.