O deputado estadual Elio Rusch foi homenageado na manhã desta terça-feira (06) com a medalha Mérito da Fronteira, uma homenagem realizada pela equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira. A cerimônia realizada na Acimacar, em Marechal Cândido Rondon, integrou as comemorações dos cinco anos de atuação do Batalhão na região Oeste.

A medalha Mérito da Fronteira foi instituída para distinguir militares, civis e entidades pela contribuição e auxílio dispensado ao Batalhão de Polícia de Fronteira e ações desenvolvidas em defesa da sociedade em sua área de abrangência.

A medalha Mérito da Fronteira foi entregue ao deputado estadual Elio Rusch pelo comandante do 5º CRPM Coronel Washington Lee Abe

A medalha Mérito da Fronteira foi entregue ao deputado estadual Elio Rusch pelo comandante do 5º CRPM Coronel Washington Lee Abe

Rusch descreveu com orgulho a trajetória da implantação do Batalhão de Fronteira, que começou com a lei de criação do batalhão, apresentada por ele e aprovada em 1998. Em 2011, o governador Beto Richa baixou uma portaria, com menção a lei criada, para que se iniciassem as tratativas de implantação, ato que foi oficializado no dia 6 de junho de 2012 através de decreto-lei.

“Lá se foram cinco anos, de trabalho dos oficias e comando integrado com outros órgãos, fazendo um trabalho em conjunto no combate ao crime, em especial ao crime organizado. Armas e drogas chegam ao país através da fronteira, não adianta fazer grandes operações nos grandes centros se não fizermos o combate contra a entrada deste contrabando pelas fronteiras”, destacou o deputado Rusch.

Nesta semana será aberto o pregão eletrônico para licitação da sondagem do terreno onde será construída a sede própria do Batalhão de Fronteira, explicou Rusch que acompanha os tramites.

“Aguardamos com grandes expectativas, que a sondagem seja feita rapidamente, e que, em talvez 60 dias possamos licitar a construção da sede própria em Marechal Cândido Rondon”, revelou Rusch.

A cerimônia contou com a presença de autoridades militares, representantes do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, prefeitos, vereadores, secretários municipais e comunidade, entre eles o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento e vice-prefeito, Beto Salamanca.

Assim como o deputado Elio, também foram homenageados com a medalha: prefeito de Marechal Rondon, Márcio Rauber; comandante do 5º CRPM, coronel Washington Lee Abe; capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva; 1º sargento Clodoaldo Ferreira da Silva; 3º sargento Marcos Roberto Spohr e o soldado Jorge Valenski.

O coronel Lee destacou o trabalho das equipes polícias e de todo o esforço que fazem diariamente em favor da população, afim de manter a paz e a ordem. Deixou suas palavras de agradecimento e de satisfação.