Por proposição do deputado estadual Elio Rusch, a Assembleia Legislativa do Paraná realiza hoje Sessão Solene comemorativa dos 150 anos de fundação da Comunidade do Redentor, filiada à IECLB Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

“Todas as sessões plenárias da Assembleia Legislativa iniciam-se com a frase ‘sob a proteção de Deus’, indicando que somos uma Casa de Leis que respeita e acolhe todas as religiões”, explica o deputado Rusch. Homenagear a Comunidade do Redentor “é reconhecer a importância e a influência da religião luterana na formação de Curitiba”, destaca o parlamentar.

Precursora de inúmeras comunidades luteranas em Curitiba, a Comunidade Luterana do Redentor começou a se formar com a reimigração dos alemães que vieram de Joinville para Curitiba, de 1851 a 1866, mas não tinham um pastor local. Em 02 de dezembro de 1866 a Comunidade Luterana do Redentor foi oficialmente fundada pelo Pastor Johann Friedrich Gaertner.

A Comunidade do Redentor marcou a história da capital desenvolvendo importantes e perenes trabalhos na área educacional – onde destacamos a fundação do Colégio Martinus e da Faculdade Evangélica de Medicina e Enfermagem – e de ação social, como creche, asilo, além do Projeto Dorcas realizado em Almirante Tamandaré. As atividades são realizadas por membros da comunidade em parceria com entidades que visam a dignidade humana.

Para o Pastor Marquinhos, líder religioso da Comunidade do Redentor, “é um privilégio comemorar 150 anos de fidelidade a Deus, pois, até aqui o Senhor nos ajudou”, citando o Livro 1 de Samuel, capítulo 7 versículo 12.