Um projeto viário que atende os anseios de munícipes de Marechal Cândido Rondon e também de cidades vizinhas está se tornando realidade. Um importante passo para a liberação dos recursos foi realizado nesta segunda-feira (24), na sede da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), onde aconteceu a audiência pública referente a obra. Representantes sociais, membros de grupos organizados, representantes políticos e comunidade atenderam ao chamado para o evento.

A reunião é uma política do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o qual fará a liberação dos recursos. O objetivo é apresentar e discutir com a comunidade, a sociedade civil organizada e demais representantes das regiões envolvidas, informações referentes ao Contorno Oeste, uma rodovia de aproximadamente 6 quilômetros que ligará a BR 163 a PR 467. A implantação tem o objetivo de retirar o tráfego pesado de caminhões das ruas pertencentes à área urbana de Marechal Cândido Rondon.

O deputado estadual Elio Rusch pleiteia a construção do Contorno Oeste há vários anos, agora com a realização da audiência pública as ações prévias estão progredindo e a obra está entre as primeiras que serão contempladas com os recursos do BID.

“Foi um evento unicamente técnico, onde os representantes do SEIL e do DER esclareceram os questionamentos dos presentes. Esta reunião é uma exigência do BID, e estou feliz porque o Contorno Oeste é um projeto pelo qual trabalho há muito tempo e está consulta é o sinal que as etapas para a implantação estão acontecendo”, confirmou o deputado Elio Rusch.

A audiência foi um atendimento feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL e do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, entre os representantes estavam Josil Voidela Baptista, coordenadora de planejamento da SEIL; representante da Superintendência Regional Oeste do DER, Renata Juliana Bertol, e Janice Kazmierczak Soares, engenheira civil da coordenadoria técnica do DER.

A Consulta contou com a presença de um grande público e também representantes da comunidade, entre eles o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber; vice-prefeito, Ilário Hofstaetter; e vereadores.