A igreja da Paróquia Menino Deus no município de Toledo – PR, representa a união da comunidade e a devoção dos fiéis. Uma bela e imponente construção ao estilo europeu aliada ao acabamento que converge os modelos bizantino, gótico e barroco..

Paróquia Menino Deus - Toledo PR

Panorâmica do interior da igreja.

A construção iniciou em 2003 e após 14 anos foi encerrada com investimentos aproximados de R$ 15 milhões, através de doações e investimentos da comunidade católica. As doações de trabalho, materiais e em valor representam o envolvimento da comunidade do Jardim Porto Alegre, local da obra, com a fé e a igreja. Até mesmo alianças de viúvas foram doadas para ajudar na construção.

O projeto arquitetônico

Com capacidade para 1250 pessoas sentadas, a Igreja Menino Deus é um grandioso projeto em cruz, a haste horizontal é composta pela capela do Santíssimo e capela do Batismo, e a haste vertical constituída pelo presbitério até a porta central. Reunindo presbitério, cúpula, seis abóbodas e torres.

Paróquia Menino Deus – Toledo, PR

Os vitrais retratam os mistérios do Santo Rosário, onde os mosaicos foram exclusivamente confeccionados para a igreja através da seleção de textos bíblicos. Também há ainda nos vitrais a forte presença do sol, indicando a luz de Deus. Entre os vitrais estão três rosáceas, as quais representam a santíssima Trindade.

As gravuras internas

A pintura interna foi realizada por um artista paranaense, Macílio Soares, especializado em pintura sacra. São aproximadamente 4 mil m² de pintura interna, onde o ponto mais alto chega a 42 metros de altura. As representações artísticas representam o nascimento, vida, morte e ressureição de Cristo, incluindo também passagens bíblicas e elementos modernos. O artista seguiu o processo usado por Michelangelo na capela Sistina, onde os rostos representados são membros da comunidade, entre os rostos pintados na Igreja Menino Deus, estão trabalhadores que participaram da obra de construção.

A exuberante igreja tornou-se um elemento de fé que recebe visitas de cristãos e turistas, assim como estudantes e artistas para conhecer a obra construída através de um sonho e devoção de toda comunidade católica da região.