A tradição e os costumes de um povo são sua identidade, seu modo de interpretar e interagir com o mundo. A cultura é o traço que mantém vivas as lembras e as histórias, a cultura tem sabor, cheiro, som e significado.

O significado e toda a alegoria que compõem as grandes culturas estão no povo, nas pessoas que mantém os ritos e lendas vivas nas comunidades. A dança é uma das grandes representantes da cultura, ela integra as celebrações, os ritos e as crenças.

Ao buscar preservar os traços da colonização na região oeste foi criada a Mostra de Dança Folclórica. Trata-se de uma grande celebração, um encontro que reúne crianças, jovens e adultos para compartilhar as apresentações de dança da cultura germânica. São embaladas pelas letras e canções que retratam a tradição e os costumes, aspectos que também são caracterizados nas vestimentas.

O evento é organizado pelos clubes e associações, estes que há décadas mantém a tradição germânica através da dança. A mostra realizada em Marechal Cândido Rondon incorpora os grupos do município e também de outras cidades do Oeste do Paraná.