O município de Maripá é conhecido como a Cidade das Orquídeas. Quem chega à localidade, descobre rapidamente o motivo, nas árvores das ruas, canteiros e jardins, as orquídeas enchem a cidade com as belas cores e os aromas arrebatadores.

Maripá - cidade das orquídeas

Foto: Vale Verde FM

Um projeto que iniciou em 1993, quando a professora Zíria Dalchiavon sugeriu o plantio de orquídeas em preparação do desfile de 07 de setembro. A ação que começou com estudantes, ganhou o apoio da comunidade.

Alguns munícipes já admiravam a planta e cultivavam em suas residências certas variedades das orquídeas, então houve a organização da gincana de arrecadação de mudas de orquídeas pelos alunos das escolas municipais e estaduais, onde no término da brincadeira conseguiram o total de aproximadamente seis mil mudas que foram distribuídas entre as àrvores públicas.

Foto: Vale Verde FM

Ao longo dos anos a orquídea foi se popularizando cada vez mais e no ano de 1997, Maripá foi designada como a “Cidade das Orquídeas”, título aprovado pela Câmara Municipal através da Lei Municipal nº 10/12/1997. A cidade encheu-se com mais flores ainda e muitos orquidários foram sendo criados, tanto em Maripá, como nos distritos de Pérola Independente e Vila Candeia.

Com o plantio, surgiu o interesse de muitos maripaenses para a construção de orquidários e a comercialização da planta, sendo que muitos produtores de orquídeas que tem a planta como fonte de renda, além de tantos outros que possuem estufas e cultivam a planta como hobby.